MELHORIA DE PROCESSOS: ALIADO DAS EMPRESAS COMPETITIVAS

melhoria de processo

Buscar as melhores formas de conduzir os processos dentro da empresa é uma preocupação constante das empresas. Afinal, uma boa gestão dos procedimentos internos, recursos e operações é o que garante, ao final, a qualidade dos serviços prestados e dos produtos desenvolvidos, garantindo a continuidade dos negócios.

Neste post, em específico, iremos tratar dos principais benefícios que esta prática pode trazer às empresas e o que ela representa em termos não só do alcance de maior excelência nos atendimentos e na atuação da empresa, como também para a redução de custo, tempo, esforços e desperdícios, gerando resultados em vários sentidos para a organização.
Acompanhe a seguir os principais motivos pelos quais a melhoria de processos é o melhor aliado das empresas para conseguir tanto redução de custo (industriais e em demais esferas também) como maior qualidade e performance!

Principais benefícios para empresas que aprendem a implementar e medir o retorno sobre o investimento em melhorias:

Melhoria de processos traz maior produtividade

produtividade
O fator produtividade está diretamente ligado ao nível de facilidade, simplicidade e desenvoltura ao realizar uma tarefa. Ou seja, quanto mais fácil, acessível, organizado e padronizado um processo for, maiores as chances de ele sair dentro do modelo de qualidade espero e de forma ágil.
Por isso, quando falamos em melhoria de processos, estamos nos referindo a uma série de mudanças que podem ser feitas para favorecer estas condições.

Uma delas é a metodologia Six Sigma (um conjunto de práticas bastante conhecido e sobre o qual se pode obter vasta informação) que, dentre outras coisas, prevê que, no resultado final, a empresa tenha melhor desempenho e, consequentemente, maior preferência dos clientes, plenamente satisfeitos.

Alguns itens do Six Sigma se aplicam justamente nas etapas de desenhar novos modelos de processos, otimizá-los de acordo com análises corretas e aprofundadas de dados e controlar seu status para intervir em quaisquer desvios.

Redução de custos

redução de custos
Em todos os níveis é possível reduzir custos com a melhoria dos processos, pois com maior organização, rendimento e controle, é possível ter menos retrabalho, conserto de erros e manutenção de máquinas e equipamentos, por exemplo, além de poder manejar projetos em grupos otimizados.

Técnicas de melhoria como a chamada Poka-yoke, oriunda do sistema de produção toyotista é, por exemplo, propõem detecção rápida e pronta de erros e defeitos na fabricação, de modo a seguir o princípio do “não-custo”.

Menores despesas com reparos, funcionários e equipes só para arrumar erros (enxugando custos com contratação e manutenção), são benefícios da melhoria em termos de orçamento e custos industriais.

Isso também evita que se precise checar várias vezes o mesmo item, reduzindo esforços de revisão e também material usado para refazer, bem como desperdícios, o que aumenta inclusive a receita para investir em crescimento.

Redução de Tempo de Produção

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Melhoria de processo também envolve organizar o fluxo de trabalho, as etapas da produção e a disponibilidade de equipamentos e colaboradores para executar tudo dentro de um cronograma ou padrão instituído, por exemplo.

O modelo Just-in-time, que define um exemplo de administração da produção, é outro exemplo que pode funcionar para este caso: nele as peças são fabricadas, transportadas ou armazenadas “na hora certa”, evitando que atrasem ou que, pelo contrário, fiquem “empacadas” em algum ponto, causando problemas ou maiores custos para a empresa. A adoção desta mentalidade, por sua vez, contribui também para o item a seguir.

Redução dos Estoques

redução dos estoques
Outra vantagem da melhoria de processo é a otimização de estoques, que permite que sua empresa não só economize com acúmulo de peças e materiais sem giro, como também melhore a armazenagem e a organização do espaço (layout) para melhor resultado também.

Isto sem contar que estoques otimizados permitem realizar maior número de entregas a tempo, programar adequadamente a logística e atender os clientes com maior agilidade e organização, garantindo-lhes satisfação.

E então, entendeu como fazer a melhoria de processos pode te ajudar a alcançar maiores resultados e reduzir custos em sua empresa?

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